No primeiro dia de aula do meu curso de administração de empresa, eu tive uma nova experiência. Todos os alunos daquele curso foram convidados para ir ao auditório principal da faculdade por que teríamos uma aula especial. Seria uma Aula Magna e um importante político da época foi convidado para ministra-la. Foi um momento marcante e motivador para mim e pude guardar instruções valiosas para meu curso e para minha vida de administrador.

blog1

As aulas magnas acontecem sempre no início do curso e muitas instituições de ensino costumam ter esta tradição.

Outro exemplo de aula marcante foi na Universidade Stanford, nos Estados Unidos em 2005. Na realidade o curso já tinha terminado e foi ministrada pelo surpreendente Steve Jobs. Creio que aquele discurso de formatura foi a melhor aula para os alunos daquele Curso.

blog2

Este discurso se tornou famoso,  é sempre citado pela mídia do mundo todo e tem algumas partes marcantes, como estas:

“Nosso tempo é limitado e, por isso, não devemos desperdiçá-lo vivendo uma vida que não seja a nossa. Não se deixem aprisionar pelo dogma – que equivale a viver de acordo com os resultados do pensamento de outra pessoa. Não deixem o ruído da opinião alheia afogar a voz que vem do interior de cada um de vocês. E agora que vocês estão se formando para dar início a um novo começo, é isso que desejo a vocês. Continuem esfomeados. Continuem bobos.”

Posso imaginar o brilho dos olhos daqueles formandos bebendo as palavras de Jobs.

Quando eu olho para o Ministério de Jesus, vejo como Ele atraiu e convidou seus alunos – os discípulos, e como Ele ministrava as aulas, eu fico embebecido com a grandeza de Seus ensinamentos. Jesus não tinha somente a melhor didática que um professor jamais poderia ter mas, também, Ele tinha o melhor conteúdo programático e as palavras certas. Seus ensinos deram uma nova visão de mundo para seus alunos. E depois que Jesus lhes ensinava “… as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade…” Mateus 7:28-29 e até os guardas declararam “… Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala…” João 7:46

blog3

Aquele, certamente, foi o melhor curso universitário de todos os tempos.  Na realidade é como se cada aula de Jesus fosse uma Aula Magna.

Então, eu fico analisando algumas de Suas aulas para tentar imaginar qual seria a Sua Aula Magna, aquela que poderia ser a mais importante e marcante de todas as Suas aulas. Afinal qual seria a Aula Magna de Jesus?

blog4

O curso de Jesus teve alunos regulares, os discípulos, mas também era aberto para alunos novos, as vezes ocasionais. O Seu método de ensino incluía vários tipos de aula. Algumas vezes Ele deu aulas particulares (como Nicodemos, a Mulher Samaritana, o Jovem Rico, Zaqueu), algumas vezes direcionadas especialmente para seus alunos mais próximos (seus discípulos) e outras vezes para uma grande multidão (no sermão da montanha e no templo).

blog5

Jesus era um professor lúdico e o que Ele ensinava era capaz de transformar a vida das pessoas e ser colocado em prática imediatamente.

O ensino de Jesus era baseado no confronto das fraquezas e problemas da vida das pessoas com a proposta de mudança para a uma nova vida e a beleza de uma vida eterna.

blog6

Em seus ensinos, Jesus, mostrava a esperança e o propósito para a vida de cada aluno. Ele conseguia atingir a todos, crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas simples, ricas ou cultas. Ninguém que se aproximava de Jesus saia de mãos vazia.

Depois de observar as grandiosas aulas do professor Jesus, estava difícil encontrar Sua Aula Magna até que eu cheguei à última aula. Então eu percebi toda a grandeza do Mestre Jesus…

Os discípulos estavam reunidos, porém estavam inseguros. O curso chegara ao fim e o Mestre iria embora. Qual o próximo passo? Como seriam suas vidas longe da sala de aula, longe do Mestre? Havia muitas incertezas no ar.

Então, o Mestre Jesus, após sua ressurreição, em seu último momento na terra, aparece para seus discípulos para sua última aula, a Aula Magna. Diferente da tradição de um curso universitário normal, a Aula Magna do curso de Jesus foi na última aula. Não era um auditório suntuoso e o palestrante não era alguém ilustre da época, mas o próprio Mestre Jesus.

O discurso não foi longo, mas as palavras foram diretas ao ponto. Foram palavras capazes de incendiá-los para a maior missão da Terra. São palavras que ecoam e motivam novos discípulos, a cada dia, até hoje.

Eles estavam assentados e Jesus pode por um momento fitar os seus olhos e sentir os seus corações…

Jesus prometeu que eles não estariam sozinhos que enviaria um Consolador – O Espírito Santo.

blog7

E, em seguida, lhes entregou a maior missão de todos os tempos:

Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto, “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas, façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.
E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Baseado em Marcos 16:15-18 e Mateus 28:18-20
Na verdade, Jesus só estava dizendo para eles que as próximas aulas era salvar pessoas.

Eu gostaria muito de ter assistido esta Aula Magna de Jesus. Olhar para os alunos – os discípulos, que ali estavam, e observar o brilho de seus olhos.

Ver o desejo deles de sair correndo para pregar, fazer discípulos, batizar…

Quando eu leio estas palavras este desejo toma conta do meu coração…

blog8

Eu oro para que o Senhor, através do Consolador, nos habilite e nos use para a maior missão de todos os tempos – Salvar pessoas.

Jonas de Souza Netto

Olá!
OBRIGADO POR NOS ACESSAR!
Queremos...
CONHECER VOCÊ!
Conecte-se...
COM JESUS E A SBN!
Suas informações são...
IMPORTANTES E PRIVATIVAS
GET IT NOW
500% MORE SUBSCRIBERS
EFFICIENCY
BOOST YOUR SALES
CREATIVITY
INSPIRE YOUR VISITORS
BE UNIQUE
CREATE UNIQUE POPUPS
Conectar